togni storytogni story
togni story
family treefamily tree
The family tree
photo galleryphoto gallery
photo gallery
interviewsinterviews
Interviews
Da sinistra Corrado, Livio e Davio Togni, fondatori del Florilegio
De esquerda Corrado Livio e Davio Togni, fundadores do Florilegio.
Entrata del Circo Florilegio, Parigi 1993
Entrada do circo Florilegio, Paris 1993.

Em 1990, Livio, Corrado e Davio, fundaram o circo Florilegio, que aparece como uma recuperação do clássico circo à italiana com um espirito de nostalgia, uma refrescante auto-ironia que trata com grande respeito a tradição do cômico e do ridículo.
Caracterizado por uma forte imagem teatral o circo Florilegio se distingue pelo virtuosismo do grupo e pelos animais exóticos.
Após ter entusiasmado o público das principais capitais européias, o Florilegio se empenha em dar a conhecer este produto de cultura italiana, único no seu gênero, a importantes países africanos e do Médio Oriente. Lívio, que se tornou senador da republica na IV legislatura de 2001 a 2006, transmitiu os ensinamentos e tradições aos seus filhos Max e Steve, que com sua contribuição especial para este projeto, demonstram dar uma grande atenção às exigências deste novo público, tornando-os assim os legítimos sucessores desta incomparável família circense.
O circo Florilegio tem o prazer de difundir a arte do circo italiano como um instrumento de diálogo entre diversas civilizações e culturas, levando uma mensagem de amizade e paz entre as nações em um mundo crescentemente globalizado. É um privilégio enorme poder proporcionar momentos de alegria e sentimento de família no local neutro, multi-cultural e artístico que é a tenda de um circo para crianças e adultos em todo o mundo.
Patrocinado pelas instituições italianas de cultura, fizeram e continuam fazendo turnês de grande sucesso em países como a Argélia, Marrocos e Costa do Marfim.

Interno del Circo Florilegio, Parigi 1993
Dentro do Circo Florilegio, Paris 1993.
Cura dei particolari e bella presenza sono da sempre oggetto di stima nell'accoglienza del circo
Atenção aos detalhes e boa aparência sempre foram valorizadas no acolhimento do nosso circo.

Amigos de muitos países

Ao longo da sua história, o "Florilegio" é, talvez, o único complexo circense no mundo a ter estado com a mesma produção e com o mesmo espetáculo de base em 16 países diferentes, incluindo todas as capitais: Itália, França, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Espanha, Argélia, Hungria, Turquia, Síria, Irã, Marrocos, Costa do Marfim e Gana.
Em todos esses países foi recebido por prefeitos e governadores, recebendo inúmeros reconhecimentos pelo alto valor cultural do seu espetáculo. Na caravana ambulante "Buffet des Fratellini" existe uma coleção de medalhas da maioria das cidades visitadas pelo Florilegio em sua turnê. Na Argélia o Circo Florilegio foi homenageado com a "lua crescente" pela sua contribuição ao organizar espetáculos gratuitos para os órfãos do terremoto de 2003. Houve numerosas captações de recursos para instituições de caridade organizadas pela Rainha da Bélgica, Paola de Liège, durante as oito turnês consecutivas feitas em Bruxelas, de 1996 a 2003. Na Irlanda, a turnê do Florilegio em 1997 e 2000 contribuiu para o renascimento da paixão pelo circo.
Graças à particular arquitetura das suas estruturas e ao ambiente que foi capaz de recriar em seus espetáculos, o Florilegio colaborou em numerosos programas de televisão e cinema, incluindo "Intervista" de Federico Fellini e um comercial produzido por Francis Ford Coppola para a empresa de café Illy.

Teresa Bianchi in fasce, dorme ignara che diventerà la regina del Circo Italiano
Teresa Bianchi em fraldas, dormindo sem saber que se ira tornar a rainha do Circo italiano.
Aristide Togni quando era ancora ufficiale della cavalleria del re d'Italia
Aristide Togni quando era oficial de cavalaria do rei da Itália.
Il tendone del circo negli anni '30, appena diventato Circo Nazionale Italiano proclamato dal re d'Italia
lona do circo na década de 30, quando foi proclamado Circo Nacional Italiano pelo rei de Itália.
Darix e i suoi fratelli, vestiti da pagliacci. Italia 1940
Darix e seus irmãos, vestidos de palhaços. Itália 1940.
Darix Togni durante l'attraversata delle alpi (Francia-Italia) che lo videro protagonista nel 1959
Darix Togni durante a travessia dos Alpes (França-Itália), de que foi protagonista, em 1959.

O conto de fadas dos Togni,
uma história verdadeira

O Florilegio é a historia de um clã, o da família Togni, cuja origem se perde nas lendas... E como em todas as historias de encantar também a do Florilegio começa por...
Era uma vez... 1789. Durante a tormenta revolucionaria a nobre família de Garenne foge da França em direção a Itália... E é ai, para lá dos Alpes que a bela Christine de la Garenne se apaixona secretamente pelo belo Marquês Amando de Bianchi. Uma pequena Teresa nasce do seu amor.
A criança, abandonada à nascença, foi criada pela quiromante de um grupo ambulante. Com esta velha feiticeira, a criança aprende a arte da pantomina, da dança de corda e da magia negra. Teresa cresce em graça e talento e faz carreira nos maiores palcos da Europa. Um belo dia, na cidade de Pesaro, a bela vê um belo jovem por entre os espectadores. Era Aristide Togni, oficial de cavalaria do rei de Itália em guerra. Teresa se apaixona e utilizando as sua poções mágicas não descansou até que o belo oficial se apaixonasse também.
Como nas historias de encantar, Teresa a saltimbanco de sangue azul e Aristide, o belo oficial, se casam e têm muitos filhos... Mas mais importante fundaram, em 1872, o famoso “Circo Equestre Togni”. Ele, Aristide, contribuindo com a sua mestria de cavaleiro do rei e ela com os seus dons de comediante.
Nasce assim uma dinastia... E o “Circo Equestre Togni” vai crescendo ao longo do tempo até se tornar no “Circo Nacional Togni” e mais tarde no “Circo Darix Togni”, dando lugar por fim ao incomparavel “Florilegio”!

1872 é o ano em que tudo começa: Aristide Togni, o fundador da dinastia de artistas circenses, funda o CIRCO TOGNI e junto com sua esposa, Teresa Bianchi, e seus oito filhos, começa a viagem que vai durar toda a sua vida e muitas mais. Os seus filhos, Riccardo, Ercole, Ugo e Ferdinando têm o privilégio de, nos anos 30, ver o seu circo proclamado "Circo Nacional" pelo rei da Itália: o CIRCO TOGNI a partir desse momento se torna de fato um símbolo do espetáculo italiano e continuará a funcionar inclusive durante a Segunda Guerra Mundial e durante as vicissitudes do pós-guerra. A partir do final dos anos 40 emerge firmemente a personalidade e o carisma do jovem filho de Ercole, Darix: as suas qualidades e talento o tornam tão famoso que o circo passa a ter o seu nome, e se torna o “Circo Darix Togni”. As capacidades artísticas e de gestão de Darix fazem com que, em pouco tempo, se torne num dos personagens mais populares do espetáculo. Darix participa em cinema, televisão e numa das mais extraordinárias façanhas de que foi protagonista, a travessia dos Alpes, que reconstituiu os passos de Anibal, seguido por uma caravana composta por lhamas, camelos e elefantes. Mas Darix Togni torna-se sobretudo "o homem dos leões" e seus números de domador, que se tornaram ensinamentos, levam ao auge de sucesso a formula do espetáculo circense.
Depois de sua morte em 1976, são os seus filhos, Livio, Corrado e Davio, que assumem a liderança do "Circo Darix Togni" produzindo diversos espetáculos sempre recompensados pelo êxito internacional. Livio destaca-se na pista por ter herdado o papel de domador de seu pai, mas é na organização geral da empresa familiar que prima, se afirmando, entre outras coisas como um dos poucos empreendedores do ramo a produzir espetáculos em mais de 20 países pelo mundo fora. Corrado é reconhecido como um dos maiores comediantes e Davio se distingue na arte de equitação e treinamento de animais exóticos.