O CIRCO FLORILEGIO, tendo conquistado os corações de seus fãs na Europa, tendo despertado uma paixão pelo verdadeiro circo nos países árabes e após ter sido o primeiro circo a desembarcar na África Sub-saariana, decidiu não parar e se dar um novo impulso. Construir um circo fantástico e maravilhoso sem animais!
Imediatamente a mente do nosso super diretor artístico, Steve Togni, foi atingida por milhares de idéias fantásticas sobre como fazer o novo espetáculo; rajadas de fogo, imersões subaquáticas, pistas rotativas de vários níveis, e novas acrobacias jamais feitas. Quem estava a sua volta nesses dias de grande criatividade não sabia mais onde anotar as suas idéias, passava energicamente apontando aqui e ali onde se deveriam fazer as novas alterações e construções.
No final de um longo ano de planejamento e execução o novo circo estava terminado e a decisão foi tomada. Para o novo espetáculo o CIRCO FLORILEGIO teve de se superar a si mesmo e depois de atravessar o Mar Mediterrâneo chegou a hora de atravessar também o Oceano Atlântico e desembarcar no Brasil.
Desta vez, na escolha do nome não foi utilizada nenhuma palavra estrangeira, ao invés, foi decidido trazer aos países da América do Sul a verdadeira história da tradição circense italiana, e de entre tantas quem melhor para o fazer se não a sua própria família, os Togni, que desde 1872 é sinônimo de circo. E assim uma vez mais, Max e Steve Togni voltam novamente a dar que falar por simplesmente colocar em cena o agora famoso SPETTACOLO FLORILEGIO.
E assim foi criado um espetáculo de duas intensas e dramáticas horas, sob uma tenda de 1500 lugares com um design surpreendente. Um espetáculo nao so para famílias que mistura atuações artísticas encantadoras, magicas e perigosas, entre as quais gostamos de lembrar: o novo bailado veneziano com gôndola giratória, os divertidos passos de break dance realizados sobre uma linha de água estilo "Singing in the Rain", o Homem Forte e seus Bobos, a esplendorosa Fontana di Trevi, o corajoso Homem Flamejante, os Piratas das Caraíbas que se duelam sobre o arame cruzado, o misterioso Mago com a Ferrari, os divertidos Anjos Suspensos, o duo acrobático da Adultera e o Amigo, os sinos voadores das Twin Sisters, o perigoso globo de motos que desce do céu, o palhaço pendurado de cabeça para baixo e os fantásticos Magic 5 do vôo com trapézio.
Enfim, um espetáculo verdadeiramente excepcional que revigora de uma nova forma e estilo a verdadeira tradição do circo italiano.
Agradavelmente surpreendido o espectador se vê em um momento de risos, emoções, calafrios e luxo que leva consigo até mesmo ao final do nosso espetáculo. Isto porque o CIRCO FLORILEGIO oferece não só um espantoso espetáculo de show business mas sobretudo emoções verdadeiras!
O CIRCO FLORILEGIO enfrentou um enorme desafio se colocando em cheque a 100%. Algumas pessoas que trabalham na nossa área falam que, sem animais não se pode ser um verdadeiro circo, mas não foi ultrapassando os seus próprios limites que gente forte e corajosa inventou esta arte?
Hoje, o limite do circo está ligado ao seu passado; trabalhando com animais garantia um sucesso, mas a que preço? Muitos de nossos domadores e treinadores viram tragédias de ambos os lados da grade e com o implacável encerramento das portas, a questão que se colocam os circos que ainda trabalham com animais é: qual é o futuro do circo?
A resposta só poderia ser uma ... uma vez mais o homem e suas proezas.
No século XXI não podemos mais utilizar os nossos animais, mas podemos voltar a ser grandiosos aos olhos dos nossos espectadores, apenas através das capacidades indiscutíveis dos nossos artistas e das grandes idéias dos nossos diretores de circo, por isso, viva o Circo e viva as pessoas que ainda têm a coragem de o fazer!
Max Togni
Co-Founder
and managing direction
Steve Togni
Co-Founder
and artistic direction
Christiane Bottinelli
Costume designer
Davide Colombo
Designer
Yatao Xu
Head lights
Sham Bella
Construction foreman
Amandeep Singh
Mixer audio
Todo o espetáculo foi concebido e criado e encenado por Steve Togni. O design da nova tenda , das estruturas estéticas do ambiente interior e exterior, a nova imagem do CIRCO FLORILEGIO e a campanha publicitária foram atribuídos ao neo-circense Davide Colombo. O cenário foi construído, uma vez mais, pela equipe incomparável comandada por Sham Bhalla. Yatao Xu teve a seu cargo a iluminação e jogos pirotécnicos.
A escolha e realização dos figurinos foi entregue a responsabilidade da nossa querida Christiane Bottinelli. A música, desta vez um renascimento de antigos sucessos italianos misturados com ritmos de rock, foi feita pelo já conhecido Amandeep Singh.